Tudo sobre Médico do Esporte

Tudo sobre o médico do esporte
Lista de Conteúdo

Esportes e exercícios físicos são atividades muito buscadas por brasileiros, mesmo com o alto número de sedentarismo no país. Em algum momento as pessoas percebem que precisam melhorar o físico, melhorar a energia e disposição, libido e promover longevidade, desta forma exercícios como ginástica, futebol e corrida estão entre as mais praticadas. 

 

Entretanto, com o aumento de busca dos exercícios físicos pelas varias razões já citadas no pós-quarenta, evidenciou algo já percebido por especialistas: a falta de acompanhamento médico que acaba não otimizando os resultados do emagrecimento ou performance e ainda aumenta o número de lesões de praticantes de exercícios físicos.

 

Mas o que tem isso haver com o assunto de hoje? Melhores resultados em relação aos seus objetivos, seja para emagrecimento, performance, ajuste dos hormônios, libido e longevidade e ainda para a prevenção de lesões, melhora da performance física, e uma análise aprofundada sobre os impactos dos exercícios praticados e seus reflexos ao corpo, podem ser alcançados com o acompanhamento de um Médico do Esporte.  

 

Quer saber o que é um médico do esporte, para quem é indicado e como encontrar um? Venha com a gente! 

O que faz um Médico do esporte? 

Pouco conhecido, entretanto, muito renomado. O médico do esporte se torna cada vez mais essencial a uma vida saudável para aqueles que buscam uma vida saudável pela prática de esportes ou exercícios físicos. 

 

Seja por suas análises mais específicas, pelo conhecimento do corpo humano, seja pelo conhecimento hormonal ou mesmo dietético e de suplementos adquirido na especialidade a  possibilidade da potencialização de alta performance, definiu  o médico do esporte e sua importância como uma especialidade com necessidade de registro no quadro de especialistas do CFM. Contratar um médico do esporte pode ser essencial.

 

Em outras palavras, a Medicina do Esporte ou do exercício é conhecida e responsável por seu foco na saúde do indivíduo que busca uma vida saudável, emag recimento, hipertrofia, ajuste hormonal com a utilização ou não de atividade física. Vale ressaltar, que o médico do esporte não fica restrito a somente praticante de atividade física, todos que vislumbram essa possibilidade de uma vida mais sudável, da mesma forma que praticantes amadores e atletas se beneficiam e muito com o acompanhamento.

 

Para finalizar o tema sobre o que faz um médico do esporte, é imprescindível entendermos que estes especialistas têm como ferramenta de análise, a análise laboratorial completa do perfil hormonal, perfil de vitaminas e minerais, a avaliação da microbiota intestinal e a adequada utilização de ativos e dieta para otimizar o desempenho seja qual for o seu objetivo.

Quem precisa de um Médico do esporte?

Muita gente chega até os chamados médicos do esporte, ainda com muito receio de estar buscando o profissional errado. Ou pior que isso: Muitas pessoas pensam não poder buscar este especialista por não ser quem precisa de um Médico do esporte. Contratar um médico do esporte dará toda segurança para esportistas amadores e profissionais.

 

Mas será que você sabe quem deve procurar um Médico do Esporte? Veja abaixo!

 

  • Pessoas que buscam emagrecimento
  • Para otimização hormonal
  • Ao buscar hipertrofia muscular
  • Ao iniciar um esporte ou exercício físico;
  • Quem busca longevidade
  • Ao buscar alta performance;
  • Ao retornar de lesões;
  • Ao requerer uma maior análise sobre a saúde do seu corpo;
  • Ao querer fazer esportes sem pôr a saúde em risco; 
  • Ao ter doenças crônicas e desejar fazer um esporte;
  • Entre outros.

 

Viu como uma boa gama de pessoas deveriam estar sendo acompanhadas por um Médico do esporte? Os resultados são espetaculares, não apenas em alta performance corporal, mas principalmente sobre o foco de uma vida saudável.

Como este médico  poderá me ajudar?

Poderíamos trocar horas de informações sobre as ações de um Médico do esporte em sua profissão. Estamos falando de uma especialidade bem completa, onde soma-se saberes como fisiologia, cardiologia, nutrologia, ortopedia, imunologia, endocrinologia entre muitas outras.

 

Ao paciente será entregue toda sabedoria sobre a fisiologia do exercício, a busca na prevenção de lesões ou problemas de saúde, melhoria de performance, mas não só. Serão feitas avaliações de saúde que acompanharão desde os primórdios na escolha do exercício, treino e esporte, até o pós exercício. 

 

Serão feitos diversos exames clínicos, intervenções em sua maioria não invasivas, avaliação metabólica, programa de dieta, reposição de vitaminas e minerais, ajuste do painel hormonal interdisciplinaridade de especialidades, exercícios programados para o objetivo, acrescento tecnologia, inovação e muita orientação. É uma troca extremamente valiosa.

Qualquer médico pode me ajudar?

Não! Se você está em busca de uma vida mais saudável e acredita nesta avaliação 360º   o acompanhamento de um Médico do esporte experiente é essencial, não falamos de alterar somente a sua performance frente ao exercício, mas também de ter uma vida muito mais saudável, vibrante e cheia de energia além de diminuir riscos.

 

Ao avaliar o  Médico especialista no esporte, você deve checar se esse possui o RQE que é o registro de qualificação do especialista, que é o médico que passou pela residência médica ou se submeteu a uma bateria de avaliações por seus pares para exercer com segurança a especialidade.

Como contratar médico do esporte?

Nem sempre será tão fácil encontrar um Médico especialista Em sua maioria, você acabará encontrando médicos gerais ou de conhecimento reduzido sobre o tema. 

 

Entretanto, não precisa desanimar! Nós iremos lhe mostrar um excelente médico do esporte, que sem dúvidas, irá lhe acrescentar de maneira astronômica em sua vida, realizando o acompanhamento e te conduzindo na direção de uma vida muito mais saudável.

 

Clique aqui e conheça o Dr. Vinicius, médico do esporte! 

Dr. Vinicius Andrade
Últimos posts por Dr. Vinicius Andrade (exibir todos)