Os 3 maiores aliados da Hipertrofia Muscular

Hipertrofia Muscular
Lista de Conteúdo

A hipertrofia muscular é um processo fisiológico que corresponde ao aumento da massa muscular. Para além dos benefícios relacionados à estética, a hipertrofia está diretamente ligada à performance esportiva e à saúde. Isso faz com o que este seja um tema de interesse comum no universo fitness, esportivo e para todos que buscam uma vida mais saudável e com mais energia.

Para entender melhor como funciona esse processo, é fundamental que você conheça a sua composição. Ou seja, os fatores que colaboram e interferem no aumento de massa muscular. Quer saber quais são eles? Continue a leitura do artigo!

Como acontece a Hipertrofia Muscular

Quando você está se exercitando, seus músculos sofrem o que chamamos de microlesões. Essas lesões ocorrem nas fibras musculares, devido ao estresse por sobrecarga no tecido muscular. Portanto, a hipertrofia nada mais é, do que uma adaptação dos músculos a uma carga maior do que ele está habituado. 

No entanto, esse processo de adaptação não ocorre de forma instantânea, ou seja, não é uma resposta aguda ao exercício. Ele depende de outros fatores, que incluem seus hábitos pós-treino. Isso porque, é após o treino que o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo. 

Você pode estar se perguntando então, porque percebe um aumento no volume muscular durante, ou logo após a sessão de treino. Isso ocorre devido ao inchaço das células musculares por conta do acúmulo de sangue, glicogênio e outras substâncias. 

Assim, esse inchaço instantâneo não corresponde ao processo hipertrófico. Essa adaptação é um pouco mais complexa e conta com três fatores essenciais.

Hipertrofia Muscular: principais fatores

Como explicamos, o processo de hipertrofia muscular é uma adaptação natural do organismo, em resposta ao estresse imposto ao músculo por meio de sobrecarga. Porém, para que essa resposta aconteça de forma completa e eficiente, é necessário o equilíbrio entre três fatores:

1 – Exercício físico

O exercício físico corresponde à sobrecarga a qual o músculo é exposto. Como mencionado, é através da sobrecarga que ocorrem as microlesões na fibra muscular, iniciando a primeira etapa do processo. O treinamento em resistência muscular, conhecido como musculação é bastante recomendado para este fim. 

É importante lembrar, no entanto, que uma boa rotina de exercícios deve ser orientada por um profissional qualificado. O treinamento deve ser personalizado, de acordo com as necessidades e objetivos de cada praticante para evitar riscos de lesões. 

2 – Alimentação

A alimentação adequada, nesse caso, é composta por alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais essenciais. As proteínas são necessárias para o crescimento muscular, os carboidratos fornecem a energia necessária para o treinamento e as vitaminas e minerais, colaboram com o ganho de massa muscular.

Da mesma forma, é importante a supervisão de um profissional habilitado, principalmente se o seu objetivo for a melhora da performance esportiva. Lembre-se que cada indivíduo possui necessidades diferentes e a dieta de uma outra pessoa não será adequada ao seu organismo. 

3 – Descanso

 

O descanso é, geralmente, o fator menos comentado em torno do processo hipertrófico. No entanto, ele é essencial para o aumento da massa muscular, pois é nessa hora que acontece a reparação das microlesões causadas durante o treino.

Além disso, é durante o sono que o corpo produz hormônios relacionados ao ganho de massa, bem como à melhora da performance em geral. Também é importante ressaltar que, sem o descanso adequado, todo o sistema locomotor fica exposto ao risco de lesões. Isso envolve não só as fibras musculares, mas também os tendões, ligamentos, articulações e até mesmo os ossos.

Como aumentar a hipertrofia muscular

 

Como vimos, a hipertrofia muscular é uma adaptação fisiológica que resulta da combinação de três fatores essenciais: exercício físico, alimentação e descanso. Isso significa que, seguindo protocolos adequados de treinamento e dieta, combinados com um descanso de qualidade, o processo hipertrófico deve ocorrer sem maiores impedimentos. 

Por isso, ter acesso aos protocolos mais eficientes e adequados ao seu organismo é fundamental para alcançar este objetivo.

Medicina personalizada com o Dr. Vinicius Andrade

 

O Dr. Vinicius Andrade reúne conceitos da medicina integrativa e funcional, clínica médica, medicina do esporte e do exercício, nutrologia e nefrologia. Tudo para entregar o melhor e mais seguro tratamento direcionado às suas necessidades. 

Aqui, entendemos muito de emagrecimento, hipertrofia, performance esportiva e saúde.

 

Entre em contato ou faça uma visita!

 

Este artigo foi útil? Deixe seu comentário!

 

Dr. Vinicius Andrade
Últimos posts por Dr. Vinicius Andrade (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.