Como funciona o exame de Bioimpedância?

Como a bioimpedância funciona
Lista de Conteúdo

Segundo dados da Agência Brasil, seis em cada dez brasileiros apresentaram sobrepeso em 2021. Isso mostra uma situação onde 57,25% da população está fora dos padrões considerados saudáveis para peso corporal. 

Diante deste cenário, é natural que muitas pessoas busquem por estilos de vida mais saudáveis, o que inclui a melhora dos hábitos alimentares, uma rotina de exercícios e, é claro, avaliações médicas. Nesse processo, é importante que o paciente escolha profissionais habilitados e sistemas de avaliação eficientes. 

Assim, para avaliar a situação nutricional, o profissional deve, além de usar equipamentos de qualidade, estar apto a ler os resultados e fornecer orientação ao paciente. Um dos métodos mais utilizados para a avaliação corporal é a bioimpedância. Este recurso está presente em quase todas as clínicas de medicina esportiva e nutrologia.

Mas você sabe como ela funciona? Acompanhe o artigo e descubra!

O que é a Bioimpedância?

 

Trata-se de um exame que tem como objetivo a avaliação da composição corporal. Através dele, é possível estimar os percentuais de massa magra, massa gorda, líquidos e outras informações sobre o estado nutricional do paciente.

Por ser relativamente simples, a aplicação da bioimpedância é muito comum nas avaliações físicas feitas em academias, bem como em consultórios médicos e de nutricionistas. 

Como é feita a Bioimpedância?

 

Existem diferentes tecnologias capazes de examinar a composição corporal através deste método. Balanças de bioimpedância são exemplos que trazem excelentes resultados, sendo capazes de aliar precisão, simplicidade e rapidez. 

Em geral, o analisador de composição corporal contido na balança fornece uma informação completa sobre a condição atual do paciente, assim como a orientação sobre a composição corporal ideal. 

Dessa forma, o equipamento realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco. Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via Bluetooth.

Após a interpretação dos resultados, o profissional será capaz de identificar a situação do paciente, orientando sobre os próximos passos. 

 

Buscando melhorar sua performance? Precisamos de uma boa avaliação primeiro!

Nossa avaliação por bioimpedância é realizada com balança InBody, com a melhor reprodutibilidade e tecnologia mundial disponível nesse tipo de exame. 

Entre em contato e agende uma consulta!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário!

 

Dr. Vinicius Andrade
Últimos posts por Dr. Vinicius Andrade (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.