Artigos e notícias

Autofagia – O verdadeiro detox celular

Autofagia

A palavra deriva do grego auto (próprio) e fagia (comer). Portanto, a palavra significa literalmente comer a si mesmo. Essencialmente, esse é o mecanismo do corpo de se livrar de todas as velhas partes celulares que não estão mais funcionando (organelas, proteínas e membranas celulares). É um processo regulado e ordenado para degradar e reciclar componentes celulares. É o verdadeiro detox celular.

 

Em 2016 o Prêmio Nobel de Fisiologia foi concedido a Yoshinori Ohsumi por suas descobertas de mecanismos para a autofagia.

 

Existe um processo semelhante e mais conhecido, chamado apoptose, também conhecido como morte celular programada. As células, após um certo número de divisão, são programadas para morrer. Embora isso possa parecer meio macabro a princípio, saiba que esse processo é essencial para manter a boa saúde.

 

A mesma coisa acontece no corpo. As células se tornam velhas e sem função. Então é melhor que sejam programadas para morrer quando sua vida útil terminar. Parece realmente cruel, mas é a vida. Esse é o processo de apoptose, onde as células são predestinadas a morrer após um certo período de tempo.

 

O mesmo processo também acontece no nível subcelular. Você não precisa necessariamente substituir um motor inteiro quando ele estraga às vezes, você só precisa substituir engrenagem, jogar fora a antiga e comprar uma nova. Isso também acontece nas células. Em vez de eliminar a célula inteira (apoptose), o corpo substitui apenas algumas partes da célula. Esse é o processo de autofagia, onde os componentes celulares são destruídos e novos componentes são reconstruídos para substituí-los.

 

Membranas celulares antigas, organelas e outros detritos celulares podem ser removidos. Isso é feito enviando-o para o lisossomo, que é uma espécie de ferro velho celular.

 

Leia também: O que é anabolismo?

 

5 benefícios da autofagia

 

1 – Envelhecimento saudável

Autofagia pode retardar o processo de envelhecimento e prolongar a vida útil de maneira importante.

 

Os cientistas usaram jejum, engenharia genética, suplementos de resveratrol e muito mais para induzir a autofagia em animais; eles descobriram que com a autofagia e a expectativa de vida aumenta.

 

Além disso, quando os cientistas removeram genes estimuladores da autofagia nesses animais, o aumento da expectativa de vida do jejum e do resveratrol desapareceu [*]. Isso sugere que realmente é a autofagia que ajuda no envelhecimento saudável.

 

2 – Saúde metabólica

Progressão da Diabetes do tipo II é uma consequência de quando impedimos o mecanismo da autofagia. Quando a autofagia falha, as células beta do pâncreas acumula estresse oxidativo e, eventualmente, deixam de ser capazes de produzir insulina

 

A autofagia protege essas células cruciais produtoras de insulina, o que torna a autofagia uma tática preventiva promissora para reverter o pré-diabetes e controlar os níveis de açúcar no sangue

 

3 – Saúde do cérebro

A autofagia também pode ajudar as células cerebrais a eliminar proteínas tóxicas que contribuem para a demência.

 

A acumulação dessas proteínas, chamadas beta-amilóide e tau, tem sido associada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer, Parkinson e Huntington.

 

A autofagia pode ser parte do motivo pelo qual a proteína se agrega – a autofagia cerebral diminui drasticamente nos estágios iniciais da demência [*].

 

Parece que a autofagia desempenha um papel central na saúde e nas doenças cerebrais, embora o papel da autofagia ainda não esteja totalmente claro.

 

O jejum, por outro lado, parece causar um aumento robusto na autofagia cerebral – o que pode ajudar a proteger contra doenças neurodegenerativas.

 

4 – Saúde do coração

Um crescente corpo de pesquisa sugere que a autofagia remove proteínas e organelas danificadas nas células cardíacas, o que diminui o risco de doenças cardíacas e outras doenças cardiovasculares [*].

 

5 – Câncer

Infelizmente em se tratando de câncer Quando se trata de câncer, a autofagia é uma faca de dois gumes.

 

Por um lado, a autofagia elimina proteínas danificadas que contribuem para a formação de tumores. Isso é chamado de efeito supressor de tumor [*].

 

Mas assim que o tumor é estabelecido, a autofagia pode ajudar o câncer a viver mais tempo. Isso porque a autofagia pode melhorar a sobrevivência celular em todas as células, incluindo as células cancerígenas.

 

Aqui entra o equilíbrio, autofagia em excesso pode deixar você doente.

 

O que desativa a autofagia?

 

autofagia

 

Glicose elevação de insulina interrompe a autofagia, inclusive proteínas, mesmo uma pequena quantidade de leucina que é um aminoácido que vem das proteínas interrompe a autofagia. Portanto, esse processo de autofagia é exclusivo do jejum – algo não encontrado na simples restrição calórica ou dieta.

 

O jejum é o que ativa a autofagia. Ele faz duas coisas boas. Ao estimular a autofagia, estamos limpando todas as nossas velhas proteínas e partes celulares. Ao mesmo tempo, o jejum também estimula o hormônio do crescimento, que diz ao nosso corpo para começar a produzir algumas partes do nosso corpo. Estamos realmente dando a nossos corpos a renovação completa.

Conteúdos Relacionados

Glicosímetro, medidor de pressão arterial, halteres, maçã verde, fita métrica. Fundo azul - Imagem em Alta Resolução
Dicas - 7/ago

Hipoglicemia e Hiperglicemia: Saiba as Diferenças e Seus Efeitos na Saúde

Hipoglicemia e hiperglicemia são condições que podem causar preocupações significativas para a saúde, especialmente para […]

tireoide
Dicas - 7/ago

O que é a Tireoide? Função e Importância na Saúde Humana

A tireoide é uma glândula endócrina localizada à frente do pescoço, responsável pela produção de […]

gordura localizada - tratamento
Dicas - 6/ago

12 Procedimentos Estéticos Para Gordura Localizada

Quando se trata de gordura localizada, muitos de nós enfrentamos desafios para eliminá-la completamente. Existem […]

© 2024 Vinícius Andrade. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Salt