Colocando o corpo em cetose: 7 passos para queimar gordura como nunca!

colocando-o-corpo-em-cetose

Para colocar o corpo em cetose, é necessário fazer uma dieta com baixo teor de gordura. Mas como podemos fazer isso? E como saber se estamos no caminho correto? Além dos carboidratos, existem algumas coisas que afetam a cetose, mas calma, estamos somente iniciando nossa caminhada para descobri-las. 

Quer aprender como colocar o corpo em cetose e transformá-lo numa verdadeira máquina de queimar gorduras? Então, acompanhe o artigo!

O que é cetose?

A cetose é um estado metabólico onde o organismo obtém energia a partir das gorduras.

Basicamente o que ocorre é que o nosso corpo passa a queimar moléculas chamadas de corpos cetônicos.

Durante um período de jejum ou uma dieta low carb (dieta cetogênica), o nosso fígado transforma parte da gordura em corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos irão fornecer a energia necessária para o seu corpo funcionar.

Essa gordura pode ser consumida tanto da alimentação quanto das reservas do seu próprio corpo.

Em resumo: quando em cetose, você estará queimando gordura.

durante-o-periodo-de-jejum-ou-dieta-low-carb
Durante um período de jejum ou uma dieta low carb (dieta cetogênica), o nosso fígado transforma parte da gordura em corpos cetônicos. (Foto: Envato Elements)

Veja também: Cansaço excessivo e falta de ânimo? Saiba mais sobre as anormalidades do cortisol!

Quais os sintomas de uma dieta cetogênica?

Os sintomas mais comuns dessa dieta podem incluir:

  • Dor de cabeça
  • Mau hálito ou gosto metálico na boca
  • Náusea
  • Clareza mental
  • Insônia

Pode ocorrer em algumas pessoas uma sensação de “gripe”, que é também conhecida como “gripe low carb”. Geralmente isso indica que a cetose está ocorrendo.

Sentir-se assim é absolutamente normal, devido ao fato de o seu corpo estar trocando o combustível utilizado. A parte boa é que isso é temporário, geralmente após 2 ou 3 semanas tudo volta ao normal, pois seu organismo já estará adaptado.

Isso ocorre porque quando você passa a não ingerir carboidratos, o seu rim começa a excretar sódio, e o corpo perde água. Com essa alteração você sente esses sintomas.

O que tira da cetose?

Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou.

Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.

Como entrar em cetose em 7 passos:

Vamos começar com o mais importante! É necessário que você entenda que todas os outros passos, a partir do primeiro, são secundários:

1. Restrição dos carboidratos.

Quanto?

O valor é abaixo dos 20g por dia. Algumas pessoas podem estar acima deste valor e ainda se manter em cetose, mas com 20g eu te garanto que você entrará em cetose. 

Que tipo de alimento posso consumir?

Use nosso guia de alimentos para se orientar. Existe também a possibilidade de usar somente as receitas presentes em nosso e-book. Somente restringir carboidratos já vai te levar à cetose. Isso pode ser tudo o que você precisa, mas o resto vai, com certeza, te levar ao sucesso.

2. Restrição de proteínas para valores moderados.

Coma proteína, mas não muita, porque grande quantidade de proteína vai ser convertida em glicose, reduzindo assim, a cetose. Se possível, tente ficar abaixo de 1g-kg de proteína por dia, mas se não quiser contar, use nossas receitas.

3. Coma suficiente quantidade de gorduras para te deixar saciado por mais tempo.

A restrição calórica, como é feita a dieta padrão, não é sustentável. Isso porque essa é a receita perfeita para muita fome e cansaço – se você sentir fome coloque mais gorduras.

voce-pode-pular-o-cafe-almoco-ou-janta
Você pode pular o café, almoço ou jantar, por exemplo. (Foto: Envato Elements)

4. Coma somente quando estiver com fome.

Evite ficar “beliscando”, principalmente no início, quando o desafio é maior. Uma vez que, depois de adaptado, essa vontade não mais aparecerá.

5. Jejum intermitente.

Você pode pular o café, almoço ou jantar, por exemplo. Começar pulando a refeição e depois ir aumentando para 12 horas. Se possível, ir para 16 horas de jejum. Aproveite a cetose que fica muito mais fácil de fazer, enquanto acelera a perda de peso e a reversão da diabetes.

6. Exercício eleva os níveis de cetose e ajuda na perda de peso.

O exercício não é necessário para cetose, mas ajuda a fazer o start, consumindo aquelas reservas extras de glicogênio armazenado. Também é útil na reversão da diabetes tipo 2. 

7. Durma bem.

Durma ao menos 7 horas por noite. Dormir pouco reduz o GH, eleva a grelina, que dá fome, reduz a leptina, que dá saciedade e eleva um hormônio do estresse chamado cortisol. Isso, por sua vez, faz elevar o açúcar no sangue.

Agora você já sabe como fazer para colocar o corpo em cetose! Quer saber como perder ainda mais gordura e melhorar sua performance? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =