Para colocar o corpo em cetose, é necessário fazer uma dieta com baixo teor de gordura. Mas como podemos fazer isso? E como saber se estamos no caminho correto?
Além dos carboidratos, existem algumas coisas que afetam a cetose, mas calma, estamos somente iniciando nossa caminhada para descobri-las.
Quer aprender como colocar o corpo em cetose e transformá-lo numa verdadeira máquina de queimar gorduras? Então, acompanhe o artigo!
A cetose é um estado metabólico onde o organismo obtém energia a partir das gorduras.
Basicamente o que ocorre é que o nosso corpo passa a queimar moléculas chamadas de corpos cetônicos.
Durante um período de jejum ou uma dieta low carb (dieta cetogênica), o nosso fígado transforma parte da gordura em corpos cetônicos.
Esses corpos cetônicos irão fornecer a energia necessária para o seu corpo funcionar.
Essa gordura pode ser consumida tanto da alimentação quanto das reservas do seu próprio corpo.
Em resumo: quando em cetose, você estará queimando gordura.
Veja também: Cansaço excessivo e falta de ânimo? Saiba mais sobre as anormalidades do cortisol!
Os sintomas mais comuns dessa dieta podem incluir:
Pode ocorrer em algumas pessoas uma sensação de “gripe”, que é também conhecida como “gripe low carb”. Geralmente isso indica que a cetose está ocorrendo.
Sentir-se assim é absolutamente normal, devido ao fato de o seu corpo estar trocando o combustível utilizado. A parte boa é que isso é temporário, geralmente após 2 ou 3 semanas tudo volta ao normal, pois seu organismo já estará adaptado.
Isso ocorre porque quando você passa a não ingerir carboidratos, o seu rim começa a excretar sódio, e o corpo perde água. Com essa alteração você sente esses sintomas.
Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou.
Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.
Vamos começar com o mais importante! É necessário que você entenda que todas os outros passos, a partir do primeiro, são secundários:
O valor é abaixo dos 20g por dia. Algumas pessoas podem estar acima deste valor e ainda se manter em cetose, mas com 20g eu te garanto que você entrará em cetose.
Use nosso guia de alimentos para se orientar. Existe também a possibilidade de usar somente as receitas presentes em nosso e-book. Somente restringir carboidratos já vai te levar à cetose. Isso pode ser tudo o que você precisa, mas o resto vai, com certeza, te levar ao sucesso.
Coma proteína, mas não muita, porque grande quantidade de proteína vai ser convertida em glicose, reduzindo assim, a cetose. Se possível, tente ficar abaixo de 1g-kg de proteína por dia, mas se não quiser contar, use nossas receitas.
A restrição calórica, como é feita a dieta padrão, não é sustentável. Isso porque essa é a receita perfeita para muita fome e cansaço – se você sentir fome coloque mais gorduras.
Evite ficar “beliscando”, principalmente no início, quando o desafio é maior. Uma vez que, depois de adaptado, essa vontade não mais aparecerá.
Você pode pular o café, almoço ou jantar, por exemplo. Começar pulando a refeição e depois ir aumentando para 12 horas. Se possível, ir para 16 horas de jejum. Aproveite a cetose que fica muito mais fácil de fazer, enquanto acelera a perda de peso e a reversão da diabetes.
O exercício não é necessário para cetose, mas ajuda a fazer o start, consumindo aquelas reservas extras de glicogênio armazenado. Também é útil na reversão da diabetes tipo 2.
Durma ao menos 7 horas por noite. Dormir pouco reduz o GH, eleva a grelina, que dá fome, reduz a leptina, que dá saciedade e eleva um hormônio do estresse chamado cortisol. Isso, por sua vez, faz elevar o açúcar no sangue.
Agora você já sabe como fazer para colocar o corpo em cetose! Quer saber como perder ainda mais gordura e melhorar sua performance? Entre em contato conosco!
CRM: 42984. RQE: 39984 RQE: 45449
A obesidade é uma preocupação crescente em saúde pública que afeta milhões de pessoas ao […]
A gordura localizada é um problema comum que afeta muitas pessoas, independentemente do sexo e […]
Você treina, treina e não emagrece. Na maioria das vezes isso acontece por falta da […]