Andar descalço cresceu de uma tendência lúdica para uma prática bem pesquisada, com benefícios reconhecidos para a saúde.
Segundo os ortopedistas, andar descalço restaura nossa marcha natural, e o acolchoamento e a estrutura dos sapatos podem, com o tempo, nos impedir de usar determinados grupos musculares que podem fortalecer o corpo. Andar sem sapatos pode melhorar o equilíbrio, ajudar no alívio da dor e melhorar a mecânica dos quadris, joelhos e core.
O andar descalço, por outro lado, também conhecido como aterramento, evoluiu de uma busca de mente aberta para uma prática cientificamente pesquisada com várias vantagens reconhecidas para a saúde.
Nossos ancestrais evoluíram em estreita conexão com a energia da Terra. Andávamos descalços. Dormíamos no chão. Nós nos beneficiamos da energia de cura natural da Terra, ou Qi da Terra. Hoje, muito do nosso tempo é gasto isolado dessa energia de aterramento, em sapatos, em nossos carros e dentro de casa.
Há uma ciência simples por trás de andar descalço. Somos seres bioelétricos e o corpo humano carrega uma leve carga positiva. Nossas células são especializadas em conduzir impulsos elétricos. A eletricidade é necessária para que o sistema nervoso envie sinais por todo o corpo e para o cérebro, para que possamos pensar, nos mover e sentir.
Enquanto as células em repouso são carregadas negativamente internamente, o ambiente externo da célula é carregado positivamente, devido ao leve desequilíbrio entre íons positivos e negativos, resultando em carga líquida positiva geral. A eletricidade pode se acumular no corpo humano.
A Terra carrega uma carga negativa e quando fazemos uma conexão física com ela, através do aterramento, descarregamos esse excesso de energia, o que por sua vez é dito ter um efeito curativo em nível celular. A forma mais simples de aterramento envolve andar descalço na grama, na terra ou na areia.
Mais recentemente, a inflamação tem sido amplamente reconhecida como o principal gatilho da dor crônica e de muitos dos principais distúrbios de saúde, desde doenças cardiovasculares, diabetes e artrite até algumas formas de câncer.
Foi discutido que todos os caminhos para doenças crônicas levam à inflamação, e um artigo informativo da Forbes levanta a questão: “Se todos os caminhos levam à inflamação, como podemos obter saúde?”
Em suma, a inflamação é uma reação do nosso sistema imunológico a invasores – bactérias, vírus e corpos estranhos, como pólen e poluentes do ar. Uma resposta inflamatória é necessária para combater resfriados e alergias comuns, mas a inflamação crônica que pode ocorrer após esta afetar nossas células saudáveis, pois os glóbulos brancos inundam a área, ‘deixando as células saudáveis estressadas e sobrecarregadas’ (Forbes ). Quase todas as doenças possuem um pano de fundo na inflamação crônica.
Quando fazemos uma conexão com a Terra caminhando descalços, verificou-se uma redução nos glóbulos brancos e um aumento nos glóbulos vermelhos, o que sugere uma melhor imunidade. Foi demonstrado ainda, que andar descalço ajuda a aumentar os antioxidantes, reduzir a inflamação e melhorar o sono.
Aumentar o contato do corpo com a terra deitando-se na grama ou na areia é uma maneira fácil de se aterrar.
Embora muitos dos estudos associados a esses benefícios exijam mais pesquisas, os benefícios de andar descalço vêm, no mínimo, de se sentir conectado com a natureza e não há absolutamente nenhum dano nisso.
Andar descalço não é um exercício sazonal, mas uma técnica terapêutica durante todo o ano que nos reconecta eletricamente à terra para nos aterrar.
O Dr. Vinicius Andrade é especialista em emagrecimento e possui protocolos diferenciados, que respeitam as condições de cada paciente. Reunimos conceitos da medicina integrativa e funcional, clínica médica, medicina do esporte e do exercício, nutrologia e nefrologia para te entregar o melhor e mais seguro tratamento direcionado às suas necessidades. Entre em contato pelo e-mail contato@drviniciusandrade.com.br ou através do WhatsApp: 31 97126-5620.
CRM: 42984. RQE: 39984 RQE: 45449
A obesidade é uma preocupação crescente em saúde pública que afeta milhões de pessoas ao […]
A gordura localizada é um problema comum que afeta muitas pessoas, independentemente do sexo e […]
Você treina, treina e não emagrece. Na maioria das vezes isso acontece por falta da […]