Artigos e notícias

Emagrecimento: os benefícios da calorimetria

Você treina, treina e não emagrece. Na maioria das vezes isso acontece por falta da combinação adequada entre exercícios físicos e dieta. No entanto, o seu metabolismo pode ser seu aliado ou um vilão nessa situação.

Caso o seu metabolismo seja mais acelerado, todas as reações bioquímicas que envolvam o gasto energético e a metabolização das calorias no seu organismo, agem a seu favor, ou seja, seu corpo funciona de forma inteligente e eficiente.

Desta maneira, você tende a gastar a energia convertida por essas reações bioquímicas de forma mais rápida.

Caso contrário, o seu metabolismo é lento. Sendo assim, vai demorar mais para converter essas reações em energia para você desprendê-las em suas atividades diárias.

No entanto, a maioria das pessoas deduz como funciona o seu metabolismo com base em suas percepções e experiências que tiveram no decorrer da vida.

Atualmente, existe no mercado da medicina esportiva um exame padrão ouro que ajuda a indicar como está seu metabolismo: a calorimetria indireta.

Conheça agora tudo sobre este exame bastante procurado por pessoas que estão na busca de melhorar sua saúde física.

 

O que é e como funciona o metabolismo?


Metabolismo é um conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no organismo para produzir energia
. Esse sistema é responsável por metabolizar todos os alimentos e substâncias que ingerimos.

Desta forma, seu corpo possui substratos energéticos para suprir as necessidades biológicas e estruturais, necessárias à sua sobrevivência.

Os organismos vivos dependem de adenosina trifosfato (ATP) que é a nossa moeda de troca energética para sobreviver. A produção de energia é estrategicamente controlada pelo organismo, sendo necessária para sustentar nossas atividades.

A formação contínua de energia requer um fornecimento constante de substratos, principalmente: glicose, gorduras e oxigênio. A energia de sua combinação é usada para produzir ATP por mecanismos complexos.

Para você entender melhor essa dinâmica, vamos fazer uma analogia com um carro:

Imagine que existam dois carros: o carro zero é o corpo com metabolismo acelerado e o veículo já rodado é o corpo com o metabolismo lento.

Ambos podem rodar à gasolina e te levam a qualquer lugar. No entanto, o carro novo é mais veloz e os componentes que acompanham o motor e o restante dele, funcionam de forma mais moderna e inteligente, enquanto o outro, exige mais do motor, consome mais gasolina e o conjunto de componentes já não funciona tão bem.

Seguindo esta linha de raciocínio, o carro zero vai utilizar melhor o combustível (substratos energéticos) que foram fornecidos a ele para que o mesmo pudesse rodar. O outro, por sua vez, vai ficar devendo.

Claro que nosso corpo é muito mais inteligente do que o carro e que há o processo de adaptação fisiológica, que são inerentes aos seres vivos, porém, utilizei esta analogia para exemplificar como nosso metabolismo funciona.

Assim como o carro, que antes era zero, mas foi envelhecendo, o mesmo acontece conosco. Portanto, é possível inferir que o funcionamento do metabolismo é multifatorial e pode ser mais ou menos estimulado, de acordo com nossas escolhas.

Fatores como idade, gênero, prática regular de atividade física, alimentação, hidratação e genética, influenciam no funcionamento do temido metabolismo.

Depois de explicar como funciona o metabolismo eu te pergunto: como você sabe se o seu metabolismo é lento?

Em quase 100% das vezes, essa dedução é perceptiva e, em muitos casos, você está errado. Sendo assim, deve-se ter parâmetros para compreender melhor o funcionamento do nosso corpo.

Essa análise pode ser feita por meio da calorimetria indireta, exame realizado com o uso de um equipamento, que estima a quantidade de calorias diárias que o seu organismo consome em estado de repouso (homeostase).

Os parâmetros da calorimetria indireta são definidos por meio do consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.

Leia também: O que é e como alcançar o emagrecimento?

 

o funcionamento do metabolismo é multifatorial

Fatores como idade, gênero, prática regular de atividade física, alimentação, hidratação e genética, influenciam no metabolismo. (Foto: Envato Elements)

O que é a calorimetria indireta?


A calorimetria indireta
é um exame realizado pelo médico do esporte, que consegue atestar, com o uso de um equipamento, quantas calorias nosso corpo utiliza no dia a dia em homeostase, ou seja, qual é a nossa taxa metabólica basal.

É considerada uma ferramenta não invasiva, confiável e valiosa na avaliação do gasto de energia e na utilização de combustível pelo corpo. Também é bastante utilizado no meio científico para avaliar a aptidão física e a utilização de macronutrientes durante o exercício e o descanso.

Além disso, médicos têm utilizado a calorimetria indireta para otimizar o suporte nutricional em distúrbios metabólicos e quantificar as necessidades energéticas dos pacientes.

A calorimetria indireta tem tal apelo universal, pois os animais e os humanos obtêm sua energia, pela transformação dos alimentos em substratos energéticos, via respiração. Por isso, fala-se tanto em equilibrar a ingestão e o gasto calórico.

Como mais de 95% da energia gasta no corpo deriva de reações de oxigênio com os diferentes alimentos, a taxa metabólica de todo o corpo também pode ser calculada com um alto grau de precisão a partir da taxa de utilização do mesmo.

Sendo assim, a calorimetria indireta é essencial para o acompanhamento e a melhor prescrição nos processos de emagrecimento, hipertrofia e saúde.

Como já citamos, os motivos da redução do metabolismo são diversos, seja por deficiências hormonais, falta de vitaminas e/ou minerais, pela redução da massa magra e o próprio envelhecimento.

Em todas estas condições, a realização do exame de calorimetria indireta é essencial. Ele vai dar parâmetros aos profissionais da saúde para que o seu acompanhamento seja mais assertivo e eficiente.

Ademais, existem estratégias que podem ser adotadas por esses profissionais para melhorar o funcionamento do seu metabolismo, mas para isso, precisamos saber primeiro como está o ritmo do mesmo.

a calorimetria indireta prevê seu metabolismo basal

A calorimetria indireta é um exame essencial para identificar como está seu gasto calórico diário. (Foto: Envato Elements)

Conclusão:


A calorimetria indireta é um exame essencial
para identificar como está seu metabolismo basal. Como o corpo humano é complexo e funciona por meio da integração de vários mecanismos, exames e avaliações permitem aos profissionais da saúde serem mais assertivos no acompanhamento dos pacientes.

Agora que você já conhece tudo sobre a calorimetria indireta, clique aqui e agende uma consulta com a equipe do Dr. Vinicius Andrade.

Conteúdos Relacionados

Emagrecimento - 27/jan

Colocando o corpo em cetose: 7 passos para queimar gordura como nunca!

Para colocar o corpo em cetose, é necessário fazer uma dieta com baixo teor de […]

Emagrecimento - 10/ago

Sinta a terra sob seus pés – os benefícios de andar descalço.

Andar descalço cresceu de uma tendência lúdica para uma prática bem pesquisada, com benefícios reconhecidos […]

Emagrecimento - 29/jun

O que é e como alcançar o emagrecimento?

O sobrepeso e a obesidade estão entre os principais fatores de risco para a saúde […]

© 2024 Vinícius Andrade. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Salt