Convênios e Reembolso

Praticamos medicina personalizada e acreditamos em um atendimento diferenciado, individualizado e temos compromisso com a excelência.

Nós não atendemos convênios mas trabalhamos com o sistema de reembolso para consultas, teste ergoespirométrico (teste de performance) e calorimetria indireta.

Neste sistema o paciente tem direito a receber do seu plano de saúde o valor parcial ou integral dos honorários médicos.

Essa é a melhor forma de utilizar o plano de saúde porque possibilita que o paciente seja atendido pelo profissional escolhido e de sua confiança, sem interferência do plano na conduta médica e na qualidade e tempo de atendimento, por exemplo nossas primeiras consultas duram em torno de 2 horas. O que é impraticável quando realizado pelo plano de saúde.

Auxiliamos nossos pacientes a obter o reembolso médico de forma correta, garantindo tranquilidade e agilidade.

Reembolso Médico

Através do sistema de livre escolha, a maioria dos convênios e planos de saúde permite que você escolha seu médico mesmo que este não esteja no livro de referência do convênio. O reembolso médico está previsto na lei nº 9656/98.

O paciente escolhe de maneira livre o médico que prestará o serviço, obtendo o reembolso de acordo com os valores acertados em contrato. A política para solicitar o reembolso varia de acordo com o plano de saúde (podendo ser realizado por meio de e-mail, pelo website do plano, por correio ou por áreas específicas dentro de algumas empresas).

 

O Que é e Como Funciona o Reembolso Para Consultas Médicas?

Antes da consulta, o paciente realiza o pagamento e solicita a nota fiscal ou recibo contendo o valor, data em que foi realizada, nome e número do registro do médico. Estes documentos são encaminhados para o convênio. Alguns dias depois o valor do reembolso pré-estabelecido no momento de contratação do plano é depositado na conta do segurado (este processo pode demorar de 5 a 30 dias, a depender da operadora). Caso o pagamento seja feito através de cartão de crédito ou cheque, é provável que o paciente receba o reembolso antes do pagamento da fatura ou depósito do cheque.

Resumindo, o convênio irá reembolsar o valor integral ou parcial pago na consulta diretamente para o paciente. Nós podemos auxilia-los neste processo.

 

Quais as Vantagens do Reembolso Para Consultas Médicas?

O reembolso para consultas médicas permite total liberdade para escolher o profissional de sua confiança, realizando o agendamento diretamente na clínica escolhida sem a necessidade de utilizar a central de agendamentos do plano. Além disso, o paciente irá receber o tratamento diferenciado que é uma das nossas essências e marcas registradas. Ou seja, o paciente fará uma consulta particular com os custos parciais ou totais cobertos pelo convênio.

 

Como Saber se Tenho Direito e Qual Valor do Meu Reembolso Para Consulta Médica?

A maioria dos convênios dá direito a reembolso médico e possuem uma tabela com valores pré-fixados para cada tipo de plano. Caso o paciente não saiba o seu valor de reembolso, basta ligar na central de atendimentos (número de telefone no verso da carteirinha do convênio). A solicitação do reembolso médico é válida quando o médico ou clínica não são credenciados em seu plano de saúde.

 

Como saber se neste caso posso pedir o reembolso?

– Casos de emergência: são aqueles que implicam em risco de vida ou lesões irreparáveis, complicações no processo gestacional e acidentes pessoais;

– Planos com cobertura regional ou nacional: é o caso de quando não existe médico ou até mesmo hospital disponível na região em que o associado se encontra; é aqui que Dr Vinícius Andrade se habilita, não existe em Belo Horizonte e quiça Minas Gerais e Brasil, outro médico com a combinação de dois títulos. Um em medicina do esporte e do exercício e outro em nefrologia.

– Planos com cobertura local: funcionam para quando os médicos, hospitais ou clínicas que estão credenciados se recusam a realizar o atendimento, e também vale para a possibilidade de o paciente não ter acesso a médico, clínica ou hospital credenciado.

Caso um hospital credenciado no convênio se recuse a atender um paciente em uma das situações acima citadas, o usuário deve procurar atendimento em outro lugar.

Mas mesmo que não seja credenciado ele poderá solicitar o reembolso em planos de saúde.

Para casos de atendimento eletivos, que não têm característica emergencial ou que não estejam dentro dos critérios, não é possível solicitar o reembolso em planos de saúde.

 

O que devo fazer para pedir o reembolso?

Isso vai depender de cada plano, na UNIMED BH por exemplo é necessário ligar na central de atendimento no telefone 4020-4020. Informar que busca por médico com as especialidades medicina do esporte e do exercício e nefrologia, e pedir o protocolo da inexistência do profissional.

 

Como Funciona Para Exames Médicos?

O processo de reembolso para procedimentos médicos funciona da mesma forma que para consultas médicas. A Clínica irá fornecer a nota fiscal contendo o procedimento realizado e a data do mesmo, valor pago, nome e registro do médico. Esta nota é enviada ao convênio.

 

Todos os Planos Médicos Oferecem Reembolso Médico?

Não, alguns planos de saúde não oferecem o reembolso médico, logo atente-se antes da contratação para fazer a escolha do que melhor atenda as suas necessidades.